Pular para o conteúdo principal

Virado a Paulista.


Você é paulista, então sabe que segunda é dia de Virado a Paulista.
Arroz, tutu de feijão, bisteca, linguiça, couve, torresmo, banana à milanesa e ovo frito.
Sabe como ele surgiu?

História:
Criado no século 18 em São Paulo e servido tradicionalmente às segundas-feiras, o virado à paulista é patrimônio imaterial da cidade.
Virado à paulista: a origem do nome revela que a refeição não devia ter uma apresentação tão bonita como a que tem hoje.
Virado descrevia literalmente o que acontecia com a comida que era levada como merenda pelos bandeirantes e viajantes que atravessavam o estado no século 17.
A combinação de feijão e farinha, acompanhada de carne, banana, ovo e couve ia se misturando com o balanço das cavalgadas.
Os desbravadores consumiam feijão com farinha, refeição típica dos indígenas. Já a carne era de porco, pois os animais era abundantes nas matas brasileiras. O ovo e a couve vinham dos hábitos dos colonizadores portugueses.
O virado à paulista é tradicionalmente servido às segundas-feiras nos restaurantes da capital e vem acrescido de arroz. O prato pode apresentar variações e ser feito com farinha de milho ou de mandioca.

Se não quiser ir amanhã a um restaurante pode fazer o seu, olha ai a receita.

Virado a Paulista

Ingredientes:

Tutu de Feijão:

3 xícaras de feijão cozido e batido no liquidificador
2 dentes de alho picados ou amassados
1 cebola média picada
Sal e pimenta do reino
1/2 xícara de farinha de mandioca crua
2 colheres (sopa) de óleo de soja ou azeite
2 xícaras de água

Bistecas Suínas:
2 bistecas
Suco de 2 limões
Sal e pimenta do reino
Óleo para fritura

Linguiças:
1/2 kg de linguiças fresca ou caipira
Água fervente
Óleo para fritura

Bananas Fritas:
2 bananas nanicas
1 ovo batido com 1 copo de leite
Farinha de trigo para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar por imersão

Ovos:
2 ovos
Sal
Óleo para fritura

Torresmo:

1/2 kg de panceta
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Couve:
1 maço de couve lavado e higienizado
1 fio de óleo
Sal

Modo de preparo:

Tutu de Feijão:
Refogar a cebola e o alho. Quando a cebola estiver transparente, juntar o feijão e deixar ferver por uns 10 minutos para que tome o gosto dos temperos; acrescentar 2 xícaras de água e sal a gosto. Quando estiver encorpado, juntar uma xícara de farinha de mandioca. Mexer sem parar, até que tome o aspecto de um pirão grosso.

Bistecas Suínas:
Temperar as bistecas com o suco dos limões, o sal e a pimenta do reino a gosto. Deixar descansar por 1 hora, depois em uma panela pré-aquecida acrescentar o óleo ou o azeite, as bistecas e fritar com a panela tampada acrescentando água na medida em que for secando. Após uns 30 min. retirar do fogo e servir como acompanhamento do tutu.

Linguiças:
Cozinhar as linguiças em água fervente por 20 min. ou até que estejam completamente cozidas. Cortar em rodela e fritar em uma panela pré-aquecida.

Bananas Fritas:
Cortar as bananas ao meio, passar pelo ovo batido, depois pela farinha de trigo e em seguida pela farinha de rosca. Fritar em óleo bem quente e por imersão (mergulhando o ingrediente no óleo).

Ovos:
Em uma frigideira antiaderente e pré-aquecida acrescentar um fio de óleo, em seguida o ovo. Salpicar o sal.

Torresmo:
Cortar a panceta em tiras para torresmo
Colocar o bicarbonato na água fervente, cozinhar o torresmo na água fervente, por uns 20 minutos ou até que solte bastante espuma
Depois retirar do cozimento, escorrer e fritar em óleo bem quente e com a panela tampada
Retirar da fritura e escorrer em papel toalha

Couve:
Retirar os talos das folhas de couve, enrolar as folhas formando um rocambole. Com uma faca bem afiada e com a ajuda dos dedos para definir a espessura, cortar a couve finamente. Em uma panela pré-aquecida acrescentar o óleo e o sal. Refogar a couve rapidamente e servir.

Deve ser servido com arroz branco.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medidas Culinarias sem Balança

 Observe sempre as dicas abaixo para uma medida exata. Ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente.  Para isto encha completamente e passe uma faca ou espátula alisando a superfície. Ingredientes líquidos procure deixar o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. Sempre que possível use um medidor, mas se não tiver use sempre a mesma xícara. O medidor é mais confiável para medidas fracionadas como por exemplo ½ xícara por isso seria bom que se comprasse um destes copos com ou medidores correspondentes. LÍQUIDOS Para ingredientes líquidos deixe o medidor na altura dos olhos para conferir a medida. 1 xícara de chá = 240ml ½ xícara = 120ml 1/3 de xícara = 80ml ¼ de xícara = 60ml 1 colher de sopa = 15ml 1 colher de chá = 5ml  FARINHA DE TRIGO ingredientes secos devem ser nivelados com a borda do recipiente 120 gramas = 1 xícara de chá   60 gramas = ½ xícara   40 gramas = 1/3 de xícara   30 gramas = ¼ de xíc

Tabela de conversão de pesos e medidas

Muitas vezes as receitas usam padrões diferentes. Este post apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos. Ø   Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) 1 xícara = 240 ml 1/2 xícara = 120 ml 1/3 xícara = 80 ml 1/4 de xícara = 60 ml 1 colher (sopa) = 15 ml 1 colher (chá) = 5 ml Ø   Chocolate em pó (cacau em pó) 1 xícara = 90 g 1/2 xícara = 45 g 1/3 xícara = 30 g 1/4 de xícara = 20 g 1 colher (sopa) = 6 g Ø   Manteiga (margarina e gordura vegetal) 1 xícara = 200 g 1/2 xícara = 100 g 1/3 xícara = 65 g 1 colher (sopa) = 15 g Ø   Açúcar 1 xícara = 180 g 1/2 xícara = 90 g 1/3 xícara = 60 g 1/4 de xícara = 45 g 1 colher (sopa) = 12 g Ø   Farinha de trigo 1 xícara = 120 g 1/2 xícara = 60 g 1/3 xícara = 40 g 1/4 de xícara = 30 g 1 colher (sopa) = 7.5 g MEDIDAS EQUIVALENTES Ø   Líquidos 1 litro 4 xícaras ½ litro 2 xícaras 3 xícaras 16 colheres de sopa ¾ de xícara 12 co

Picanha na manteiga de alho com batatas ao forno.

                                       Picanha na Manteiga de Alho   Ingredientes: Para a Manteiga de alho: 1 tablete (200g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente 2 cabeças de alho assado (coloque o alho com a casca no forno e deixe assar sem queimar) 2 ½ colheres (sopa) de sal grosso 1 picanha pequena mais ou menos 1kg a 1,5 kg, aproximadamente. 1 pedaço de papel celofane Preparo: Esprema os dentes de alho assados ainda quentes, e misture o alho, a manteiga e o sal grosso, faça uma pasta com eles. Use essa pasta  de manteiga de alho para envolver toda a peça de picanha. Envolva a picanha com o papel celofane e amarre bem as bordas. Deixe a picanha descansar com a manteiga por 20 minutos. Preaqueça o forno a 180°C, e leve a picanha para assar por 40 minutos. Apos 40 min. de forno retire o papel celofane e aumente o forno para 230°C e coloque a picanha com a gordura virada para cima e leve ao forno até dourar. Quando retirar do forno não sirva imediata